ENQUADRAMENTO


Desde o movimento da Descentralização Teatral das décadas de 80 e 90 do século XX em Portugal, que as Companhias de Teatro Portuguesas têm sido garantes de uma oferta cultural profissional de caráter regular, orientada para o desenvolvimento de públicos para as artes, norteada por uma lógica de serviço público cultural.

Com efeito, ao longo da democracia portuguesa, as Companhias de Teatro Portuguesas têm sido capazes de responder à necessidade territorial de uma oferta cultural crescentemente regular e exigente, contribuindo com a sua atividade para a necessidade de construção de novos e mais qualificados equipamentos culturais como teatros, auditórios e centros culturais, fruto de uma ação que é frutífera porque sustentada e projetada no tempo.

Acessíveis a um amplo e democrático espectro da população portuguesa, em colaboração com as autarquias, instituições de ensino, entidades de ação social, associações culturais e demais forças vivas das comunidades, as atividades das Companhias de Teatro Portuguesas são ainda responsáveis pela dinamização de espaços de apresentação de espetáculos que, em muitos casos, se encontravam e, porventura ainda hoje se encontrariam, encerrados. 

São disto exemplo dezenas de teatros municipais em território nacional que, através da atividade das Companhias de Teatro Portuguesas e, especificamente, no caso das companhias residentes, têm conhecido trajetórias de qualificação cultural e infraestrutural que não apenas oferecem condições de elevada qualidade técnica na atualidade, como garantem a experiência e o capital humano necessários para um profícuo e sustentável desenvolvimento futuro.

As Companhias de Teatro Portuguesas são também instituições fundamentais para a empregabilidade artística e técnica especializada de milhares de intérpretes, criativos e técnicos que, diariamente, exercem as suas atividades profissionais nas oficinas e nos palcos destas instituições sediadas em quase todas as cidades e regiões do território nacional.  

As Companhias de Teatro Portuguesas congregam as práticas culturais que estruturam, em maior medida, o setor produtivo do teatro em Portugal.

E é a necessidade de defesa e desenvolvimento do setor produtivo do teatro em Portugal que dá corpo à UCOTEP - União das Companhias de Teatro Portuguesas.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora